Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O que terá levado ontem, 19/06, João Soares no comentário da semana com Miguel Poiares Maduro no Telejornal na RTP1, no momento da frase da semana, a fazer publicidade aos livros de um coronel reformado de quem proliferam “posts” no Facebook contra o Ocidente em relação à invasão da Ucrânia ?

Matos Gomes frase escolhida João Soares.png

A frase tirada de um contexto pode ter várias conotações a quem a lê. João Soares deu-lhe a sua.

O referido senhor coronel escreveu no Facebook em 9 de junho do corrente ano que “António Costa mente. Mente como mentem todos os líderes europeus que se atrelaram à estratégia dos EUA de separar a União Europeia da Rússia e de fazer da Rússia o seu inimigo.”

Pois é, João Soares publicitou os livros do senhor coronel acrescentando que é “um grande escritor da língua portuguesa”. O que levou João Soares a elogiar o senhor coronel anti ocidente com uma frase e o aconselhamento dos seus livros? Isso deixou-me muitas dúvidas sobre a posição de João Soares em relação â matéria da Ucrânia e da Rússia. Também já tinha ficado com algumas dúvidas quanto à posição de João Soares em relação à Ucrânia numa entrevista que ele deu em 13 de março de 2022 ao jornal Sol. Soares terá dito ser contra a guerra, mas a sua clareza foi pouco clara, desculpem a redundância. Pareceu-me haver um lado obscuro e cínico na sua posição relativamente à Ucrânia quando apresenta com elogios alguém que, logo após a invasão da Ucrânia, se mostrou contra o Ocidente, NATO, EUA e U.E.

No entanto, no meio da política do bom-senso há, por outro lado, uma situação a lidar com alguma precaução, é que, nós, enquanto país, não temos vantagens em hostilizar a Rússia apesar de estarmos ao lado da Ucrânia. Não, não é o mesmo de estar bem com Deus e com o diabo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:19


9 comentários

Imagem de perfil

De Zé Onofre a 20.06.2022 às 20:53

Boa tarde, Manuel
Creio que não é crime ter opiniões diferentes das oficiais em relação à guerra que grassa na Ucrânia.
Creio que não é crime ser-se anti-capitalista, por consequência anti EUA/OTAN/UE .
Cada um é livre de manifestar as suas opiniões estejam ou não de acordo com o cânon politicamente correcto.
Eu tenho a minha opinião.
- Apoio ao Povo Russo que sofre com a guerra e com o poder de uma Oligarquia de uma Camarilha que se apropriou das riquezas da Federação quando a União Soviética deu o berro. Apoio a esse povo para que seja capaz de impor um Governo anti Oligarca e anti-Capitalista.
- Nenhum apoio ao Governo Russo.
- Apoio ao povo sofredor da Ucrânia. Que sofre as agruras de uma guerra sem sentido e que apenas servem interesses Capitalistas sejam eles Russos ou como diz "Ocidentais".
Nenhum apoio ao Governo Ucraniano que não se importa de ser o Fantoche do dito "Ocidente" e que deixa que o povo Ucraniano sofra devido à guerra e às mãos de um governo vendido.
- Apoio ao Povo Ucraniano que possa derrubar este governo Fantoche e seja capaz de eleger um Governo anti-Capitalista.
Como digo, estas são as minhas opiniões sobre o que vejo e leio.
Não são a "Verdade", porque só um Homem se atreveu a dizer "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida", porém esse, segundo dizem era Deus.
Eu sou um simples ser humano sujeito à tentativa e erro à procura de uma resposta.
Zé Onofre
Imagem de perfil

De Manuel_AR a 21.06.2022 às 10:26

Caro Zé Onofre,
Respeito as suas opiniões embora não concorde em parte com algumas delas. São muito fortes ideologicamente, legítimas e respeitáveis. Mas, não vejo como um ditador autocrático e oligárquico que está acima do meio de uma escala de valores despóticos esteja a pretender libertar um país do capitalismo através da violência. Hitler também quis libertar a Alemanha e a Europa do judeus e dos polacos e impor os arianos. Não se esqueça de que, segundo escreveu, apoia "o Povo Ucraniano que possa derrubar este governo Fantoche e seja capaz de eleger um Governo anti-Capitalista." Penso que se refere ao governo e presidente da Ucrânia, assim, não percebo como um governo russo como o de Putin, capitalista e oligárquico, pretende instaurar um governo anti capitalista na Ucrânia, como diz. Por outro lado, que direito tem um país de impor a outro país, hoje soberano, um regime político-ideológico que bem entenda. Se assim fosse, a soberania dos países não teria qualquer validade.
Mas, já agora, a minha crítica sobre João Soares, é por ele se ter servido da televisão para propaganda de amigos e ou familiares gostemos ou não deles e, por outro lado, não aprecio radicalismos ideológicos como o da pessoa que ele elogiou, que, diga-se, estranhei da parte de João Soares.
Imagem de perfil

De Zé Onofre a 22.06.2022 às 01:33

Boa noite, Manuel
Fiz-me entender mal.
Vou transcrever o que acho mais importante do texto que escrevi.

Sobre a Federação Russa
- Apoio ao Povo Russo que sofre com a guerra e com o poder de uma Oligarquia de uma Camarilha que se apropriou das riquezas da Federação quando a União Soviética deu o berro. Apoio a esse povo para que seja capaz de impor um Governo anti Oligarca e anti-Capitalista.
- Nenhum apoio ao Governo Russo.

Sobrer a Ucrânia
- Nenhum apoio ao Governo Russo.
- Apoio ao Povo Ucraniano que possa derrubar este governo Fantoche e seja capaz de eleger um Governo anti-Capitalista.
- Nenhum apoio ao Governo Ucraniano que não se importa de ser o Fantoche do dito "Ocidente" e que deixa que o povo Ucraniano sofra devido à guerra e às mãos de um governo vendido.

Como vê eu espero que os Povos Ucranianos e Russos sejam capazes, por eles mesmos, de instituirem governos anti-capitalistas nos seus respectivos países.
Não são os Oligarcas Russos que irão impor um regime anti-capitalista na Ucrânia, quando o são no seu país. e devido a essa ambição de exploração capitalista levaram os Russos para a Guerra na Ucrânia.
Também não serão os pçaíses EUA/UE que levarão um governo anti-capitalista à mesma Ucrânia. E essa ambição de exploração que os leva a apoiar (ainda anters da guerra) a Ucrânia.
Mais o meu desejo de ver governos anti-capitalistas até pode não ser os dos povos Russos e Ucranianos.
Em todo o Caso apoiarei os povos Russos e Ucranianos nas escolhas que fizerem para se livrarem de um Governo Oligárquico e de um Governo Fantoche manipulado pelos EUA e os seus serfvos da UE.
Espero ter sido claro, agora.
Obrigado por aturar este velho rezinga.
Zé Onofre





Imagem de perfil

De Manuel_AR a 24.06.2022 às 19:56

Obrigado pelo seu esclarecimento. Às vezes fazemos leituras rápidas e queremos logo comentar e , por vezes, falham pormenores importantes.
Imagem de perfil

De João Guimarães a 21.06.2022 às 14:53

Foi o povo ucraniano que elegeu este governo. Ao contrário dos referendos farsantes impostos pelo governo criminoso do kremlin que tem o apoio da maioria do povo russo.
Imagem de perfil

De Zé Onofre a 24.06.2022 às 21:54

Boa tarde

E quem derrubou o governo do presidente que não assinou o pedido de adesão à UE?
Quem esteve por trás?
zé Onofre
Imagem de perfil

De João Guimarães a 21.06.2022 às 14:59

O autor dessa palavras foi Jesus Cristo. Você erra mais do que acerta, mas não é por ser humana, é por clara debilidade intelectual.
Imagem de perfil

De Zé Onofre a 24.06.2022 às 22:03

Boa tarde, João

Vou copiar para aqui o que escrevi a ver se nos entendemos sem entrarmos em baixarias insultuosas.

"porque só um Homem se atreveu a dizer "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida", porém esse, segundo dizem era Deus."
Será que o sr. João não entendeu que o "Homem" que dizem, para quem acredita, ser "Deus"
Na Catequese ensinaram-me que deus é um só em gtrês pessoas distintas - Pai, Filho (que encarnou em Homem no seio da Virgem Maria) e Espírito Santo.
Como eu não acrfedito digo - " porém esse, segundo dizem era Deus."
Espero que tenha entendido.
Zé Onofre
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.06.2022 às 22:40

na minha terra existe a igreja.

E na igreja estao em permanencia a bandeira portuguesa e a da ucrania.

Já estou a enviar curriculos, pretendo divorciar me de portugal.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.